Município de Vinhais vai apoiar financeiramente médicos que assegurem consulta aberta

PUB.

Ter, 08/04/2025 - 08:11


A ideia da câmara municipal é que a consulta aberta, no centro de saúde da vila, funcione em permanência, garantindo que todos os utentes do concelho têm médico sempre que precisem

O município de Vinhais vai ajudar financeiramente os médicos que assegurem a consulta aberta no centro de saúde da vila. Os profissionais vão receber 50 euros para alojamento e 15 para refeição. O objetivo é qualquer vinhaense que se desloque ao centro seja atendido por um médico, esclarece o presidente da câmara, Luís Fernandes. “Já tínhamos uma medida, também de apoio à fixação de médicos e temos cá quatro que permitem que todos os utentes do concelho tenham médico de família. Agora, este caso tem a ver com outro ponto também importante, a consulta aberta, em que esses médicos, muitas vezes, vêm de fora e, para não haver falta de médicos, pagamos o alojamento e refeição, isto ao fim de semana, para que a consulta aberta esteja sempre garantida. É uma forma de não haver lacunas, como vemos noutros locais”.

Já em 2023, o município tinha implementado um incentivo mensal, de 200 euros, aos médicos a exercer funções no centro de saúde local. O objetivo era fixá-los em Vinhais. O autarca diz que a consulta aberta não tem falhado mas a ideia é que isso mesmo não venha a acontecer. “Tem havido sempre consulta aberta, quer durante a semana, quer durante o fim de semana. A não ser que haja um caso ou outro, mas não é da nossa responsabilidade. Nós, município, o que estamos a fazer é ajudar, no sentido que não exista essa falta, porque isso não é uma competência, neste caso, do município, é do Ministério da Saúde”.

Luís Fernandes lamenta que, tanto na área da saúde como noutras, os municípios tenham de cumprir o papel do Estado mas assinala que o mais importante é responder às necessidades da população. “O que mais importa é estar a ajudar, estar a contribuir para que as pessoas que vivem no concelho de Vinhais tenham melhores condições a todos os níveis”.

O município de Vinhais vai ainda ajudar as grávidas do concelho, que são acompanhadas em Bragança e que fazem ecografias em Amarante, com transporte público municipal ou apoio financeiro para deslocação em transportes públicos. Vai ainda comparticipar, a 100%, a aquisição da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano para utentes diagnosticados com vírus positivo. Em reunião de câmara foi ainda aprovada a comparticipação da vacinação antipneumocócica para os utentes que integrem grupos de risco. É uma vacina que protege contra a bactéria causadora de doenças como pneumonia e meningite.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves