Ter, 08/04/2025 - 08:10
Há falta de contabilistas certificados na região. A delegação de Bragança da ordem conta com cerca de 560 membros e a bastonária, Paula Franco, assume que são poucos. Ainda assim, diz que está a haver renovação, já que a profissão é atrativa e bastante reconhecida. “Há falta de contabilistas certificados em todo o país porque, hoje, as exigências são muitas e houve menos jovens a virem para a profissão, sendo que também estamos já a conseguir renovar, mas há muito mais contabilistas já acima dos 60 anos, o que significa que muitos já se afastaram da profissão, já se reformaram. Por isso, hoje, temos falta de contabilistas. Nós estamos numa altura de pleno emprego, mesmo no Interior temos numa situação muito positiva, para a generalidade das profissões. Em Bragança sentimos muitos colegas com dificuldade em contratar, principalmente para os escritórios de contabilidade”.
A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados assumiu ainda que no Interior já se implementaram várias medidas positivas, a nível fiscal, para as empresas e acredita que é possível trabalhar-se na região como se trabalha no Litoral. “Tem existido e existe, há algum tempo, discriminação positiva, por exemplo, taxas de IRC mais baixas para empresas localizadas no Interior, taxas até para deslocalizar, para se mudar, em termos de residência, o que é muito positivo para atrair pessoas. Hoje em dia, com o teletrabalho e, desde a pandemia, isso, hoje em dia, é cada vez mais uma realidade, há muitas pessoas a vir para o Interior e a trabalhar com condições que só existem nas grandes cidades e isso é muito bom”.
Declarações de Paula Franco, ontem, em Bragança, à margem da cerimónia de entrega de medalhas aos membros do distrito que completam 25 anos de inscrição na ordem. Sandra Figueiredo foi uma das agraciadas. Uma distinção que diz ter recebido com muito agrado. “Tem um significado muito especial porque são 25 anos de dedicação a uma profissão que é pública, de grande importância para a nossa economia. E nunca foi necessário sair do Interior para fazer carreira, nunca senti essa necessidade. Claro que, aqui, temos outras lutas, mas também temos muitas vantagens. Estamos muito mais próximas do público, existe uma relação de proximidade. Os nossos clientes são nossos amigos”.
A entrega de medalhas começou há três anos, quando os primeiros contabilistas certificados cumpriram 25 anos de profissão. Esta é uma forma de homenagear os profissionais, que a bastonária diz que tanto contribuem para o país.
Escrito por Brigantia