Ter, 21/11/2023 - 09:25
O objectivo é capacitar o território na “Arte da Hospitalidade”.
Os agentes interessados vão ampliar os seus conhecimentos em diversas áreas importantes para o desenvolvimento dos negócios mas também para melhor receber os visitantes e os mogadourenses.
Para que tudo isto seja possível, a câmara e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego assinaram um protocolo para implementar o programa Formação + Próxima.
A vereadora do município, Márcia Barros, explicou que há necessidade de formação e actualização constante. “Tudo está em constante mudança e, portanto, há sempre necessidade de actualização, desde o atendimento ao público, confecção de determinados pratos, também no manuseamento de alguma maquinaria mais actual, nas vendas, no serviço de atendimento”, referiu.
A vereadora disse que vários empresários se mostraram receptivos e, por isso, espera-se que há diversos a receber, depois, formação.
Américo Rodrigues, coordenador de formação continua de actividade da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, assume que o turista procura cada vez mais actividades e, por isso, é fundamental saber responder. “Precisamos de ter actividades locais. O território só vai ser conhecido se o turista for envolvido nas actividades, é isso que nós procuramos, formar estes agentes locais, sensibilizá-los para estas necessidades do novo turista e darmos os nossos conhecimentos para as empresas”, vincou.
A formação a desenvolver tem por base um diagnóstico em que se avaliaram as necessidades e interesses dos empresários, diagnóstico esse em que se percebeu que plano se pode pôr em prática para a realidade dos empresários e dos trabalhadores do concelho de Mogadouro.
Escrito por Brigantia