Ter, 19/08/2025 - 08:23
Vai ser construído, em Vila Flor, um Parque de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais.
Neste parque serão recriados cenários realistas, permitindo que os socorristas testem e aperfeiçoem, em segurança, técnicas e táticas de resposta rápida e eficaz, como sendo a extinção do fogo e o resgate em ambientes de risco de colapso estrutural.
O presidente da câmara, Pedro Lima, esclarece que o equipamento poderá servir os bombeiros de qualquer ponto do país. “É um equipamento que não existe na nossa região e que é muito necessário, de forma a dotar os nossos bombeiros desse tipo de formação. A ideia é conjuga-lo com a base de apoio logístico, que tem todas as condições para formação em sala, bem como receber e alojar até 30 pessoas, com todas as comodidades, a nível de alimentação e alojamento”.
O parque vai dar a possibilidade de treinar situações em zonas urbanas, como ruas, prédios e vias e também em áreas com produtos perigosos, como fábricas, instalações químicas ou depósitos de materiais inflamáveis.
A estrutura custa mais de 280 mil euros, sendo 85% do valor financiado pelo Norte 2030. O autarca tem perspetiva que se invista ainda na Base de Apoio Logístico da Proteção Civil. “Temos a perspetiva de, no futuro, investir na expansão da formação para os bombeiros, sendo que temos terrenos adjacentes à base de apoio logístico que iremos, a seu tempo, negociar para disponibilizar uma ampla área de treino”.
A câmara tem apostado na ajuda aos bombeiros, sendo que, segundo Pedro Lima, recentemente o município financiou um curso de busca e salvamento em meio aquático.
O concurso público para a criação do Parque de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais foi lançado no fim da semana passada.
Escrito por Brigantia