Continuam ativos incêndios em Mirandela e em Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Seg, 18/08/2025 - 09:21


Incêndio em Mirandela, que deflagrou em Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, rapidamente se propagou a localidades vizinhas. O que começou em Freixo, na sexta-feira, chegou já a Torre de Moncorvo e Mogadouro

Continua ativo um incêndio em Mirandela, que deflagrou ontem, pouco antes das quatro da tarde, em Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, e que rapidamente se propagou ás localidades vizinhas de Frechas, chegando, ao início da noite, à localidade de Freixeda, às de Mirandela.

O fogo progrediu em área de mato, sobral e eucaliptal, destruiu também área agrícola, chegou a ameaçar algumas habitações e armazéns agrícolas.

Várias estradas chegaram a ser cortadas ao início da noite, como a Nacional 213, em Frechas, e a Municipal 578, que liga São Salvador à Trindade.

Também no distrito de Bragança continua em curso o fogo que consome uma zona de mato e teve origem em Poiares, Freixo de Espada a Cinta, ao início da tarde de sexta-feira. Cerca de quatro centenas de bombeiros continuam o combate apoiadas por perto de 150 viaturas, numa área que já se estendeu aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Torre de Moncorvo.

De resto foi ontem comunicado, pelo Governo, o prolongamento da situação de alerta devido aos incêndios, até ao final do dia de terça-feira.

A persistência de temperaturas elevadas, baixo nível de humidade e vento por vezes moderado tem potenciado violentos incêndios um pouco por todo o interior norte e centro do país nas últimas semanas.

Escrito por Terra Quente (CIR)