Incêndio que começou em Mirandela continua ativo e com mais de 300 bombeiros no terreno

PUB.

Ter, 19/08/2025 - 07:55


Continua ativo o incêndio em Mirandela, que deflagrou no domingo à tarde, em Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, e que rapidamente se propagou a localidades vizinhas, nomeadamente Frechas e Freixeda, às portas da cidade.

O fogo progrediu em área de mato, sobral e eucaliptal, destruiu área agrícola e deixou em aflição algumas localidades, sendo que se alastrou, ainda no domingo, ao concelho de Vila Flor, ameaçando a aldeia de Macedinho. Ontem à noite foi a aldeia de Vilares da Vilariça que esteve ameaçada pelas chamas. O IP2 chegou a estar cortado, nos dois sentidos, na zona de Bornes.

Estima-se que já tenham ardido mais de 90 quilómetros quadrados, onde se incluem as serras de Valverde e do Cubo.

Neste momento, no terreno, estão 338 bombeiros, apoiados por 112 viaturas.

Hoje, todos os concelhos do distrito de Bragança estão em risco máximo de incêndio rural, ou seja, no patamar mais grave da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O país está, até ao final do dia de hoje, em situação de alerta. Foi prorrogada pelo Governo, tendo em conta a persistência de temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e vento por vezes forte, o que, nas atuais circunstâncias, contribui significativamente para a propagação de incêndios rurais.

Escrito por Brigantia