Sex, 22/11/2024 - 09:26
O Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado em Torre de Moncorvo está a implementar, pelo primeiro ano, a metodologia EKUI. Este é um método de aprendizagem multissensorial criado em 2003 pela transmontana Celmira Macedo.
O EKUI está a ser posto em prática nas turmas de primeiro ano com a ajuda da terapeuta da fala, Teresa Marçal, que afirmou “não interferir” no trabalho e no plano curricular dos professores”, intervindo apenas uma vez por semana “em conjunto com a coordenadora do primeiro ciclo e das duas titulares”. “O que fazemos são dinâmicas, em contexto de aula, em grande grupo. São actividades motoras de aprendizagem da leitura e da escrita. Eu, no fundo, acabo por fazer jogos. Sempre tudo muito lúdico para as crianças terem mais motivação e gostarem de aprender”, explicou.
O objectivo de Teresa Marçal é promover a aprendizagem, recorrendo aos seus conhecimentos de terapia da fala e juntá-los ao dinamismo e às técnicas desta metodologia. “Eu poderia ter pedido à doutora Celmira Macedo para realmente esta escola ser equizadora e utilizarmos formalmente só e apenas a metodologia EKUI. Mas não foi isso que eu fiz. Tentei extrair o melhor das duas partes, os meus conhecimentos e a minha experiência enquanto terapeuta da fala e depois pegar na informação toda da metodologia EKUI e aplicar em crianças que estão a aprender a ler e a escrever”, vincou.
O método EKUI permite a aprendizagem do alfabeto por criança, jovens e adultos, independentemente de terem necessidades especiais, através de pistas visuais, auditivas, do braile e da língua gestual. O que torna a aprendizagem mais rápida, lúdica e motivadora.
Para além de estar cientificamente comprovado o bom funcionamento deste método, Teresa Marçal garante que no agrupamento de escolas de Moncorvo têm tido resultados positivos. “Eu, a coordenadora e as professoras titulares, reunimos sempre, no início e no fim, e realmente o feedback tem sido bastante bom. Os materiais que a doutora Celmira Macedo recomenda são motivadores e as crianças gostam. A língua gestual, por norma, desperta sempre uma curiosidade muito grande e, portanto, o feedback que temos tido tanto das crianças como dos pais é bastante bom”, rematou.
Teresa Marçal afirma que já usava esta metodologia em sessões individuais de terapia da fala. Após verificar resultados positivos nos seus pacientes e depois de conhecer a Doutora Celmira Macedo, decidiu propor a implementação da metodologia EKUI ao agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo e juntar às técnicas e aos seus conhecimentos na área da terapia da fala para obter e optimizar os resultados.
Escrito por Brigantia