Ter, 09/07/2024 - 08:31
Tecnologia de Biossistemas e Tecnologia e Produtos Naturais e Engenharia de Sistemas Inteligentes são as três ofertas formativas, em áreas que têm sido procuradas pelos investigadores, salienta o presidente, Orlando Rodrigues. “São áreas em que a investigação se tem vindo desenvolver no Instituto Politécnico de Bragança, com grande impacto internacional e daí que se tenha apostado nestas áreas para alavancar os primeiros doutoramentos”.
Para já, estão disponíveis os três doutoramentos. Mas, o politécnico está já a submeter os laboratórios a avaliação, para no futuro alargar a oferta formativa. “Estamos agora em fase de avaliação das unidades de investigação. Submetemos seis candidaturas, estamos à espera que venha a comissão externa para fazer a avaliação. Certamente que se tivermos uma boa avaliação nessas unidades futuramente teremos outros doutoramentos”.
No início do ano passado foi aprovada, na Assembleia da República, a proposta de os politécnicos poderem atribuir o grau de doutoramento e passam a designar-se “universidades politécnicas”, em inglês. Para isso, os seus laboratórios precisam de ter uma boa classificação.
O IPB já é usado por 200 alunos, que usam os laboratórios da instituição para fazer investigação e depois concluem o grau numa universidade. A partir do próximo ano lectivo, já não será preciso.
Escrito por Brigantia