Futebol: Mirandelense Rui Borges estreia-se com vitória frente ao Benfica

PUB.

Ter, 31/12/2024 - 12:25


O trasmontano venceu o "eterno rival", por 1-0 

O treinador Rui Borges, natural de Mirandela, sucedeu a João Pereira no comando técnico do Sporting Clube de Portugal e, com apenas três dias de treino, estreou-se com uma vitória, por 1-0, frente ao “eterno rival”. Com este triunfo, o técnico mirandelense garantiu que o clube leonino vai passar o réveillon no primeiro lugar. O dérbi da jornada 16 da Primeira Liga Portuguesa jogou-se no domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. 

O único golo da partida foi marcado por Geny Catamo (29’), que dentro da grande área aproveitou o passe de Viktor Gyokeres e não deu hipótese de defesa a Anatoliy Trubin.

No final do jogo, em declarações à Sport TV, Rui Borges afirmou que foi um resultado justo. “A primeira parte foi de mais inspiração, na segunda valeu mais a atitude. O primeiro tempo foi muito bom, fomos coesos, não demos qualquer chance ao Benfica. As únicas bolas que o adversário teve foram perdas muito simples nossas. Podíamos ter marcado mais, pelas situações que criámos. Na segunda parte entrámos menos bem, o Benfica cresceu, ganhou confiança, mas depois conseguimos diluir essa confiança. Caímos em termos físicos, mesmo assim podíamos ter matado o jogo, mas acima de tudo estou feliz pela atitude dos jogadores e saíamos com uma vitória justa e importante, que nos colocou em primeiro lugar”, sublinhou.

A próxima partida de Rui Borges será frente ao Vitória Sport Clube, a antiga equipa do treinador mirandelense. A partida está marcada para o dia 3 de Janeiro, às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques. O técnico transmontano já está focado nesse duelo. “A partida com Benfica foram apenas três pontos. Na próxima sexta-feira temos um jogo ainda mais difícil frente ao Vitória, não tenho dúvidas nenhumas disso. Os jogadores que festejem esta vitória, porque bem merecem, eu já estou a pensar no próximo jogo”.

O transmontano, de 43 anos, assinou na passada quinta-feira um contrato válido até dia 30 de Junho de 2026, com opção de prolongação até 30 de Junho de 2027 com o clube leonino.

Nesta aventura no Sporting Clube de Portugal, o técnico conta com a ajuda do preparador físico Fernando Morato, natural de Bragança, do analista mirandelense José Pedro Meireles e do treinador-adjunto Ricardo Chaves, natural de Valpaços.

Rui Borges estava ao serviço do Vitória Sport Clube, deixou o clube vimaranense na sexta posição, com 23 pontos em 15 jornadas na Liga Portuguesa. A nível europeu, não sofreu qualquer derrota na UEFA Conference League e avançou para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O Sporting Clube de Portugal decidiu pagar a cláusula de Rui Borges, no valor de quatro milhões e cem mil euros, e negociou contrato com o mirandelense, que aceitou o convite para treinar o clube presidido por Frederico Varandas.

Como treinador Rui Borges já orientou o Sport Clube de Mirandela, Académico de Viseu, Académica de Coimbra, Nacional da Madeira, Vilafranquense, Mafra, Moreirense e Vitória Sport Clube.

Como jogador passou pelo Sport Clube de Mirandela, Grupo Desportivo de Bragança, Paredes, Braga B, Trofense, Moreirense, Famalicão e Freamunde.

Foto: Sporting CP

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira