Atletismo: Rafael Lopes e Andreia Santos vencem a edição mais participada da Corrida de São Silvestre de Mirandela

PUB.

Ter, 31/12/2024 - 12:18


Passaram pelas ruas da cidade transmontana 400 corredores 

Rafael Lopes, natural de Vila de Gaia, foi o vencedor da sexta edição da Corrida de São Silvestre de Mirandela, a prova de atletismo que se realizou, no sábado, pelas ruas da cidade transmontana.

O corredor, do clube bracarense Santa Tecla, concluiu os dez quilómetros de percurso em 30 minutos e 24 segundos. Rafael Lopes, esta temporada, já tinha vencido a São Silvestre de Mozelos, mas ganhar em Mirandela foi um momento especial para o corredor. “Vim à prova de Mirandela, porque o meu padrasto é mirandelense, e quero dedicar-lhe a vitória. Foi uma conquista muito especial, já venho a Mirandela há cerca de dez anos a passar férias no verão e conheço bem a cidade e o percurso. É uma prova muito boa, bastante rápida, apenas com uma subida acentuada no início e é um trajecto espectacular, onde se fazem bem os quilómetros. Já tinha participado na São Silvestre de Mirandela, tinha ficado em terceiro e em segundo. Este ano, foi de vez, consegui a vitória e estou muito feliz”, frisou.

O moçambicano Zacarias, atleta do Santiago de Subarrifana, clube de Penafiel, foi o segundo classificado da geral com a marca de 31 minutos e 39 segundos e Nuno Pereira, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ficou no terceiro posto com o tempo de 33 minutos e 22 segundos.

No escalão feminino, Andreia Santos, a madrinha da prova venceu novamente a competição mirandelense. A corredora, natural de Valongo, do Santiago de Subarrifana melhorou o próprio recorde em três segundos, conseguiu a marca de 36 minutos e 13 segundos. A bicampeã mundial de F35, nos dez quilómetros, ficou feliz por triunfar novamente na cidade do Tua. “Foi muito importante ter batido o recorde em três segundos, porque estive duas semanas com gripe e só treinei a última semana, com algumas limitações. Portanto, chegar a Mirandela e vencer foi fantástico, é um sentimento de muita alegria. Quero agradecer à minha equipa e à organização por me ter convidado mais um ano para madrinha da prova”, sublinhou.

Quanto ao futuro, Andreia Santos quer “treinar e recuperar para os Campeonatos do Mundo de Veteranos que acontecem, no próximo ano, em Março”.

No segundo lugar da geral feminina ficou Tânia Fernandes, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros com o tempo de 37 minutos e 55 segundos e Gabriela Almeida, do Maia Atlético Clube, fechou o pódio no terceiro posto com o registo de 39 minutos e 56 segundos.

Hélder Silva, presidente do Mirandela a Correr, o organizador da prova, destacou o número recorde de participantes e salientou também a envolvência da Corrida de São Silvestre de Mirandela. “Conseguimos atingir os 400 atletas, para nós é uma alegria enorme. A Corrida de São Silvestre de Mirandela é uma festa do desporto, existe uma competição muito saudável entre os participantes e é extremamente bom ver as famílias à volta dos atletas a aderir a este evento. É um orgulho para o Mirandela a Correr, principalmente por estarmos a contribuir para a promoção do desporto e isso é o que realmente nos deixa felizes”, vincou.

Para o ano, a São Silvestre de Mirandela vai realizar-se no dia 27 de Dezembro e o Mirandela a Correr vai expandir o número de inscrições para 500 participantes.

Foto: Município de Mirandela 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira