Ter, 06/02/2024 - 08:48
A corporação de bombeiros de Miranda do Douro acaba de receber uma viatura todo o terreno, por parte da empresa eléctrica E-REDES. Servirá para reforçar o dispositivo de combate a incêndios florestais, permitindo chegar mais rápido e mais facilmente a determinados locais de difícil acesso. Luís Martins, comandante dos bombeiros, diz que esta era uma viatura bastante necessária, sendo que a corporação não dispunha de nenhum Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios. “A viatura será transformada num veículo ligeiro de combate a incêndios. Para os bombeiros, todo o material que possa vir é sempre bem-vindo. Não tínhamos nenhum veículo deste género. Vai permitir que cheguemos mais rápido e mais facilmente a determinados locais, uma vez que o nosso território é composto por diversos caminhos de difícil acesso”.
Uma viatura de transporte de água é o que agora faz mais falta aos bombeiros de Miranda. Serviria para apoiar em matéria de incêndios e no abastecimento de água a aldeias, nos períodos de maior calor, em que esta falta. “A corporação tem dois veículos para este efeito mas estão em fim de vida. Adquirir uma nova custaria cerca de 200 mil euros, algo que a corporação pensa só poder comprar com ajuda”.
O que também fazia falta à corporação eram mais bombeiros. “Neste momento temos bombeiros suficientes. Bem, suficientes nunca são, pois é bom ter sempre mais. Neste momento temos aqueles que são possíveis mas, se calhar, para termos isto mais equilibrado, fariam falta, talvez, mais 15 elementos”.
A cedência desta viatura é resultado de um protocolo entre o município de Miranda do Douro do e empresa E-REDES.
Escrito por Brigantia