Outeiro já começou a confeccionar as roscas para a Festa de S. Gonçalo

PUB.

Qui, 10/01/2013 - 10:25


Já começaram a ser confeccionadas as tradicionais roscas para a Festa de S. Gonçalo, que se realiza na aldeia de Outeiro, em Bragança.

Os mordomos não têm mãos a medir para confeccionar cerca de 200 roscas, para serem leiloadas no próximo sábado.A azáfama dos mordomos em volta do forno marcou o primeiro dia de confecção das tradicionais roscas. Alice Morais é uma das mordomas com as mãos na massa e explica que antigamente a receita era mais simples. De há uns anos para cá, os ovos, o açúcar, e o sumo de laranja passaram também a fazer parte dos ingredientes. “Antigamente eram feitas com a massa do pão. Agora estou a amassar para depois levedar”, frisou.Segundo manda a tradição, antes de serem distribuídas pelo povo, as roscas têm de ser dançadas pelos mordomos. “As roscas dos mordomos são dançadas e depois são comidas por toda a gente. As do charolo são arrematadas por quem as quiser comprar”, explicou a mordoma.À noite, a pandorcada é um dos pontos altos da festa. Gorete Rocha, outra das mordomas, diz que a animação é garantida. “É onde se junta o povo todo, velhos e novos. É uma animação, vai tudo à dança”, acrescentou.

Todos os anos, no dia 10 de Janeiro ou no fim-de-semana mais próximo, a aldeia de Outeiro realiza a Festa em honra de São Gonçalo.

Escrito por Brigantia