Sabores e Tradições reforçam orgulho e identidade de Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Seg, 03/11/2025 - 09:06


Com expositores exclusivamente locais, o certame promoveu o que de melhor se produz na região e atraiu centenas de visitantes, incluindo muitos emigrantes que regressaram para a ocasião

Freixo de Espada à Cinta, acolheu, desde sexta-feira e até ontem, a feira dos Sabores e Tradições. Este certame, composto por expositores apenas do concelho, é uma oportunidade de os produtores locais darem a conhecer aquilo que de melhor têm. Os participantes falam de boas vendas, mas, sobretudo, destacam a promoção dos produtos. “As pessoas compram uma vez e quando voltam já procuram novamente”, disse Maria Branco. “Sempre se vai vendendo alguma coisa e é uma feira muito importante para divulgar os produtos”, referiu Madalena Antunes. “A feira é boa para divulgar as coisas da região e consegue-se vender. Vende-se até bastante bem”, rematou Hermínia Chaquiço.

Nuno Ferreira, presidente da câmara de Freixo, destaca que o certame é uma aposta ganha e diz que, este ano, as expetativas foram cumpridas, em termos de afluência. “Foi uma aposta clara do executivo, no anterior mandato. A feira foi sempre crescendo e tem sido um sucesso. Esta superou as expetativas, foi um sucesso, prova viva disso foi a participação que tiveram os jogos tradicionais e a prova de vinhos, que juntou mais de 150 pessoas a provar os vinhos do concelho”.

E refere ainda que há cada vez mais emigrantes a regressar à terra em datas como esta. “Tem-se aproximado cada vez mais a comunidade emigrante do nosso concelho. Os emigrantes vêm em datas especificas, como agora, para esta feira, para a Amendoeira em Flor e na festa de verão. Cada vez mais vêm e têm orgulho de vir”.

Artesanato, enchidos, vinho, mel e azeite foram expostos e vendidos nesta feira, que começou sexta e terminou ontem. O Sabores e Tradições contou ainda com torneios de vários jogos tradicionais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves