Outeiro em festa até amanhã

PUB.

Sex, 11/01/2013 - 09:10


A aldeia de Outeiro, no concelho de Bragança, está em festa.Desde quarta-feira que os mordomos da Festa de São Gonçalo andam numa roda-viva para confeccionarem as tão afamadas roscas.  

Vêm pessoas de todo o País para experimentar este doce e para se divertirem na noite da pandorcada, que é já este sábado.Muitas festas e romarias vão perdendo a sua essência com o passar dos tempos. Esta é uma das que mantém as suas tradições praticamente inalteradas.Apenas os fachucos foram substituídos pelas tochas.Ana Maria é uma das mordomas, e conta que a amizade e a cumplicidade entre as pessoas da aldeia fazem da Festa de São Gonçalo uma das mais visitadas do concelho. “Os fachucos eram feitos em palha, que se enroscava e trazia-se a arder pela pandorca”, explicou.

Na noite da pandorcada, já este sábado, velhos e novos acompanham os gaiteiros na visita à casa dos mordomos. Não há lar que não tenha doces e bebidas para oferecer. “É a festa mais bonita que tem a povoação. Vai-se pelas casas, come-se e bebe-se, e toda a gente dança a roscas”, acrescentou.

Escrito por Brigantia