PUB.

Clínica Telmo Moreno em Bragança encerrada

PUB.

Sex, 03/01/2020 - 17:43


A clínica privada Telmo Moreno fechou depois de mais de 30 anos em funcionamento.

A informação foi confirmada pelo proprietário, Telmo Moreno, que adiantou ainda que o baixo rendimento que tem vindo a ter nos últimos anos e a necessidade de realizar obras no estabelecimento, não compensa mantê-lo aberto. “Este é um fecho programado, não há problema nenhum. Mas evidentemente que são estruturas muito pesadas, como o consultório de imagiologia, e a taxa de rentabilidade é muito baixa. Tinha de fazer obras que eram incomportáveis neste momento”, afirmou.

A falta de profissionais de saúde na região do interior foi outra das razões que motivou o fecho da clínica.

Palmira foi encaminhada pela médica de família a marcar exames na clínica e quando lá chegou foi apanhada de surpresa. Já só entregam exames e está a ser feita a liquidação. “Vim aqui marcar uns exames, para fazer um raio-x, mas infelizmente a clínica fechou. Disseram-me para ir a Mirandela, a Vila Real ou ao Porto. Não tenho meio de transporte, como posso fazer? Não é normal Bragança, capital de distrito, fechar, porque as pessoas de idade ou que não têm possibilidades, como fazem?”, pergunta.

Neste momento, os utentes estão preocupados, porque não há outra clínica em Bragança onde possam fazer determinados exames. A partir de agora terão que se deslocar a Mirandela, Vila Real, Porto ou Amarante.

Questionada sobre estes constrangimentos, a Unidade Local de Saúde do Nordeste diz que continuará a pautar a sua actuação “no sentido de garantir que os utentes da sua área de abrangência realizam os exames complementares de diagnóstico de que necessitam, com qualidade e segurança o mais próximo da sua área de residência”.

Neste sentido, os utentes em regime de ambulatório “serão encaminhados para outras instituições, salvaguardando a sua segurança e a qualidade dos exames, sem qualquer prejuízo para os mesmos”, lê-se ainda na nota de esclarecimento.

E em relação às situações de urgência, continuarão a ser encaminhadas para outras instituições, garante a ULS Nordeste. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais