Futebol: Saul Carvalho conquistou Supertaça de São Tomé e Príncipe

PUB.

Ter, 23/05/2023 - 10:56


Saul Carvalho, jogador natural de Vila Flor, tornou-se o primeiro atleta português a vencer a Supertaça de São Tomé e Príncipe.

O transmontano, que iniciou a época no Clube Académico de Mogadouro, conquistou o troféu no passo mês de Abril ao serviço do Sport Operário e Benfica, com um triunfo por 4-0 frente ao Trindade Futebol Clube.

É a primeira conquista internacional de Saul Carvalho e a primeira experiência fora de Portugal. O vilaflorense esteve muito perto de rumar ao Gana para representar o Bechem United, mas a transferência acabou por não se concretizar devido à pandemia. “Era uma vontade antiga que eu tinha de experimentar um campeonato estrangeiro numa equipa de primeira divisão. Tive a possibilidade de ir para o Gana mas com a covid-19 acabou por não se concretizar. Depois, surgiu esta oportunidade para ir para São Tomé e Príncipe”.

Em São Tomé e Príncipe, Saul encontrou uma realidade competitiva diferente da de Portugal, mas destaca o facto de ainda haver muito futebol de rua. “Tem muitos praticantes que ainda jogam futebol de rua. É um país com menos população, logo a competitividade é menor mas qualidade não falta”.

A integração na equipa foi fácil. “Tinha algum receio em relação à adaptação, mas foi um processo muito fácil. Após a primeira semana, eu já era da equipa e criaram-se laços de amizade”.

Após a conquista da Supertaça, a festa foi rija, como se diz em Trás-os-Montes, mas “à moda africana”. “Foi uma grande festa com toque português, pois lá fala-se

Saul Carvalho trabalhou cerca de um mês com a equipa, fez a pré-época e o jogo da Supertaça, e regressou a Portugal. O jogador pretende voltar ainda este ano a São Tomé e Príncipe para ajudar o Sport Operário e Benfica a conquistar o título de campeão daquele país.

O jogador protagonizou uma época (2022/2023) em grande com a conquista da Taça Transmontana de Futsal e Supertaça ao serviço do Mogadouro. No futebol de praia, Saul foi campeão regional pelo Vila Flor. Agora, no futebol, o transmontano venceu a Supertaça de São Tomé e Príncipe.

 

Jornalista: 
Susana Madureira