Câmara de Macedo tem 50 mil euros para executar projeto proposto e votado pela população

PUB.

Qui, 09/03/2023 - 08:22


Está a decorrer a segunda edição do Orçamento Participativo de Macedo de Cavaleiros

A população tem até ao último dia mês de março para indicar à Câmara ideias que gostaria de ver implementadas no concelho, para serem posteriormente postas à votação dos munícipes.

Passarão a essa fase os projetos que cumprirem os parâmetros exigidos, como explica o vereador Paulo Rogão. “As pessoas apresentam uma ideia, discriminam e apresentam um orçamento.  Recolhida essa proposta, a Câmara tem uma equipa já selecionada que vai ver se, de facto, o que pretendem que se concretize através do projeto está ou não dentro do orçamento que a Câmara alocou, assim com se está dentro das áreas indicadas.

Por exemplo, o ano passado só foi a votação um projeto, embora tenham sido apresentados mais, mas na seleção foram excluídos porque não cumpriam as regras definidas no orçamento participativo.

Queríamos que este ano fossem mais a votação pois significaria que foram apresentados vários projetos e dentro do definido pela Câmara”.

A verba alocada para esta segunda edição do orçamento participativo é a mesma que o ano passado, 50 mil euros, e as áreas dentro das quais podem ser apresentadas ideias também, nomeadamente equipamento urbano, transportes e comunicações, educação e ensino, património, cultura e ciência, tempos livres e desporto, saúde, ação social, ambiente e defesa do consumidor.

O projeto vencedor será executado no ano seguinte. “Aguardamos que as pessoas apresentem as suas ideias e projetos para que depois possam ser selecionados com uma larga votação.

Quantos mais melhor e quanta mais votação houver também pois significa que as pessoas participam numa situação que é nova, no sentido que são elas que selecionam o projeto que querem ver executado pela Câmara. Geralmente é a Câmara que seleciona, escolhe e executa as obras mas neste caso são as pessoas que sugerem e a Câmara, a seguir, tem de cumprir”.

O projeto vencedor da primeira edição, que decorreu o ano passado, foi a construção de um parque radical, que vai ser executado este ano.

As candidaturas devem ser submetidas através do site do município de Macedo de Cavaleiros, onde serão também feitas, posteriormente, as votações, que vão decorrer entre 1 de junho e 14 de julho.

Escrito por Onda Livre (CIR)