Tradições de inverno em programas escolares

PUB.

Qui, 26/11/2009 - 09:53


Reavivar as tradições de Inverno através da escola. É o que pretende uma professora de Educação Visual que ontem apresentou a primeira tese de mestrado defendida no Instituto Politécnico de Bragança.  

“Festas de Inverno do concelho de Bragança” era o tema da dissertação e que resultou de uma experiência que realizou no último ano lectivo com alunos do 5º ano de escolaridade da Escola Básica Paulo Quintela.

A docente, considera fundamental a introdução desta temática nos programas da disciplina.

“É importante os alunos terem a referência da identidade porque no fundo pertencem a um povo que tem costumes e se eles não os conhecem não se sabem identificar” afirma.

 

Bárbara Dias, explica ainda que actividades foram desenvolvidas com os alunos em torno deste tema.

“O projecto baseou-se na execução dos trajes dos caretos, das máscaras e dos acessórios” refere. “Fizemos uma exposição na escola, uma visita ao Museu Ibérico da Máscara, uma palestra e um desfile”.

 

Para a professora de Educação Visual, os resultados deste projecto foram surpreendentes. “O mesmo inquérito que eu apliquei no início, apliquei-o depois no fim, mas os conhecimentos eram outros e os resultados também” afirma. “Eles ficaram muito motivados e disseram-me que gostavam de repetir um projecto igual ou com outras tradições”.

 

Bárbara Dias garante que vai continuar a desenvolver projectos similares com os seus alunos para não deixar morrer este tipo de costumes e tradições da região.

Escrito por Brigantia