Qua, 09/04/2025 - 08:29
O distrito de Bragança não tem nenhuma ambulância de emergência médica tripulada por técnicos do INEM. O alerta é do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar.
Na região há apenas duas ambulâncias SIV, em Mirandela e Mogadouro, uma VMER, em Bragança, e o helicóptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros.
O presidente do sindico, Rui Lázaro, garante que a falta de viaturas põe em causa o socorro das pessoas. “Por exemplo, o concelho de Freixo de Espada à Cinta está a mais de uma hora e meia do hospital distrital, que é Bragança, o meio de emergência mais próximo é a SIV de Mogadouro, que está a cerca de 45 minutos e a VMER está na mesma a mais de uma hora e meia, portanto, muitas pessoas naquele concelho perdem a vida porque não têm cuidados de emergência médica atempados”, criticou.
O sindicato considera que o distrito de Bragança, além das ambulâncias que o INEM tem protocolado com os bombeiros, precisa de “pelo menos a duplicação deste número de ambulâncias e que fossem colocados profissionais com a competência dos técnicos do INEM”.
Além da carência de viaturas, o sindicato lamentou ainda que a formação dos bombeiros que asseguram a emergência hospitalar está “muito longe do desejável”, comparado com os técnicos do INEM. Rui Lázaro aponta o dedo ao Governo por não alargar a carreira de técnicos de emergência pré-hospitalar a todas as ambulâncias do sistema. “Continuam a ver barrados aos bombeiros o acesso a este tipo de formação. Será a única forma de ter uma emergência médica minimamente equitativa e o mesmo tipo de cuidados prestados, não só nas grandes cidades, mas também no interior do país, e se considerarmos que no interior do país temos municípios que distam a mais de uma hora de hospitais de referência, muitas vezes perdem-se vidas, porque não têm acesso atempado a cuidados de saúde diferenciados”, apontou.
No distrito de Bragança há 15 corporações de bombeiros, sendo que três não são Postos de Emergência Médica, Izeda, Torre de Dona Chama e Sendim.
Contactámos o INEM, por escrito, mas até agora não obtivemos resposta.
Escrito por Brigantia
Foto: Liga dos Bombeiros Portugueses