Parque de manutenção para idosos

PUB.

Ter, 08/04/2008 - 08:11


Em Bragança os avós vão poder passar a acompanhar os netos ao parque infantil e praticar exercício físico no mesmo local. No Dia Mundial da Saúde, foi inaugurado o Parque da Manutenção da Terceira Idade. Um investimento da Câmara Municipal de Bragança no valor de 10 mil euros. O equipamento situado no Espaço Polis é composto por quatro máquinas de exercício físico que foram colocadas estrategicamente junto ao parque infantil, para que avós e netos possam conviver e desfrutar do espaço em conjunto.

Alguns dos primeiros visitantes a experimentar o parque mostram-se satisfeitos com a ideia. “É óptimo, isto é muito bom, a gente parece que é criança” refere uma das idosas. “É uma boa iniciativa para que a cidade cresça com mais saúde” considera outra. Além disso, há também quem entenda que pode ser uma forma de passar o tempo. “Eu que não tenho ninguém e moro sozinha, pelo menos sai-se de casa três vezes por semana”.

Uma iniciativa que segundo Fátima Fernandes, vereadora da autarquia local, surgiu da vontade de criar uma zona de lazer comum para avós e netos, e “no seguimento da politica de desporto e manutenção da terceira idade no programa Bragança Saudável”.

Este é o primeiro equipamento do género no concelho mas a autarquia pondera instalar mais “á medida das nossas possibilidades” refere Fátima Fernandes.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Saúde decorreu em Bragança uma sessão de rastreios que este ano teve como tema principal os efeitos das alterações climáticas.