Qua, 21/01/2009 - 08:11
O distrito vai ser ainda representando por mais uma equipa da Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança, e outra da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros.
O concurso é destinado a estudantes dos 10º e 11º anos e é organizado pela Sociedade Portuguesa de Química.
A fase regional de Bragança decorreu ontem na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB.
Participaram 32 equipas, com três alunos cada, vindas de sete escolas do distrito.
Da equipa que ficou em primeiro lugar faz parte o vencedor do Prémio Nacional das Olimpíadas do Ambiente de 2008.
Salomão Fernandes manifesta-se satisfeito por mais uma vitória. “Ganhar é sempre uma experiencia boa, agora vamos ver o que vai acontecer nas próximas eliminatórias e se possível passar” refere o aluno da Escola Secundária Emídio Garcia.
Os colegas de equipa prometem um bom desempenho na semifinal. João Bragada afirma que “não tivemos uma preparação especial apenas começamos a estudar mais cedo e tentamos aplicar os conhecimentos”. Já Jorge Nogueiro refere que “para já não há grandes objectivos definidos relativamente à final, mas já que conseguimos ganhar aqui vamos esforçar-nos para fazer o nosso melhor”.
O coordenador da prova destaca que nos últimos anos o número de participações tem vindo a aumentar. “Relativamente ao ano passado houve um aumento substancial de participações em cerca de 40% o que nos deixou bastante satisfeitos” afirma Hélder Gomes acrescentando que este fenómeno “significa que está a haver um maior entusiasmo para a participação neste tipo de competições e sobretudo pela disciplina”.
A final nacional das Olimpíadas de químicas vai ser disputada em Aveiro em Maio.
Os melhores classificados na final nacional têm ainda a possibilidade de participar em competições internacionais no Reino Unido e em Cuba.
Escrito por Brigantia