Município de Vinhais implementa Radar Social para combater isolamento

PUB.

Sex, 14/06/2024 - 08:17


O município de Vinhais foi contemplado com quase 170 mil euros para combater o isolamento social no concelho

O projecto “Radar Social”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, assenta no desenvolvimento de um trabalho de referenciação e de reconhecimento de pessoas que vivem isoladas, bem como das que sofrem problemas de pobreza e exclusão social.

Em Vinhais, o projecto teve início no mês de Abril, com uma equipa constituída por duas Técnicas Superiores, uma de Educação Social e outra de Serviço Social. O presidente da câmara, Luís Fernandes, esclarece que o Radar Social é muito importante para Vinhais, em que mais de 40% da população é idosa e, tendencialmente, são os idosos que mais isolados vivem. “É um programa que tem como objectivo combater o isolamento e ver quais são os casos mais difíceis, a nível social, assim como fazer o acompanhamento das pessoas mais isoladas, identifica-las, ver as necessidades. Num concelho bastante extenso, com muitas localidades, infelizmente, muitas delas, bastante despovoadas, servirá para ajudar essas pessoas, as que vivem mais distantes”.

Além de servir para identificar as várias situações de isolamento social, o projecto também serve para que se crie uma resposta efectiva a essas situações. E, segundo o presidente, há várias preocupações que podem ser resolvidas. “Por exemplo, a nível da medicação. Poderão ajudar-se os idosos a tomá-la, quando a tomar, ver se falta. Quando têm consultas e uma simples conversa”.

A candidatura do município de Vinhais foi aprovada, resultando num financiamento de 169 euros, com uma duração prevista de 27 meses.

O projecto será executado em duas fases. A primeira envolve a actualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social e o levantamento de recursos a nível regional e local, de forma a promover a eficiência das respostas e a articulação entre os actores sociais envolvidos. Na segunda fase destaca-se a georreferenciação social, que visa identificar indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social e em risco de pobreza e exclusão social. Posteriormente, estas pessoas serão encaminhadas para as respostas locais ou regionais previamente identificadas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves