PUB.

Município de Miranda do Douro vai criar "Pulmão da Cidade" no parque do Rio Fresno

PUB.

Qui, 10/11/2022 - 08:26


O município de Miranda do Douro vai investir mais de um milhão de euros no Parque Urbano do Rio Fresno

Segundo explicou a presidente da câmara, Helena Barril, o projecto passa por ali se criar o "Pulmão da Cidade", com um bosque, e ainda valorizar o parque, que fica em plena cidade e se estende por cerca de um quilómetro e meio. "Pretendemos valorizar o próprio parque e torná-lo cada vez mais atractivo. De certa forma, com isto, queremos amenizar o impacto do aquecimento global, com a plantação de árvores. Serão, consequentemente, criadas sombras, criando um parque com um espaço vocacionado para as pessoas terem as suas merendas, passearem, tornando-se um ponto de encontro e tornando-o também mais atractivo para quem o visita".

Outra das pretensões da câmara é promover os valores naturais e valorizar as áreas protegidas, as paisagens e a biodiversidade. Por isso, no bosque, serão plantadas apenas espécies autóctones. "Queremos com esta plantação de árvores valorizar as nossas árvores autóctones. O arvoredo que vamos plantar passa por carrascos, oliveiras, zimbros, castanheiros e outras plantas. Temos conhecimento de muita reflorestação que foi feita no país, incluindo em Miranda do Douro, que nada tinham a ver com as nossas plantas e desvalorizaram a paisagem. Queremos apostar nas árvores autóctones".

Este é um projecto totalmente financiado por Fundos Europeus. "O valor está orçado em um milhão 161 mil euros. Vamos lançar o concurso. Estamos ansiosos que este projecto vá para a frente".

O parque urbano é uma área de lazer, inaugurada em 2007, que oferece circuitos pedonais nas margens. Ao longo do rio, há moinhos, fontes e azenhas recuperadas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves