Seg, 02/09/2024 - 08:27
O incêndio que deflagrou na tarde de ontem, em Rebordelo, no concelho de Vinhais, já está dominado. Mais de 200 operacionais e 90 meios terrestres foram mobilizados e continuam no local para monitorizar a situação e garantir que o incêndio não volta a reacender. O fogo, que consumiu a noite toda, obrigou ao corte da Estrada Nacional 103, entre Valpaços e Rebordelo, e cerca de 70 habitantes da aldeia de Nuzedo de Baixo tiveram de evacuar as suas casas por precaução. Entretanto, já puderam regressar às suas habitações.
Ainda a propósito dos incêndios. Todo o distrito de Bragança encontra-se em risco muito elevado de incêndio rural.
Desta forma, em todo o território há várias proibições, entre elas fazer queimas e queimadas, fazer trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, fazer fogueiras ou usar grelhadores, assim como deitar foguetes. Nestes dias, o uso de máquinas agrícolas e florestais, e respectivas alfaias, só pode ser feito entre as 21h e as 11h.
A GNR alerta para comportamentos preventivos em dias de risco muito elevado e máximo de incêndio e em caso de comportamento de risco apela a contactar o 112. Está ainda disponível a linha SOS Ambiente, através do 808 200 520.
Escrito por Brigantia
FOTO: METEO TRAS OS MONTES