Seg, 06/10/2025 - 08:27
Já começou a funcionar a Unidade de Saúde Familiar de Carrazeda de Ansiães.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste já abriu várias unidades, com o objetivo de reforçar, de forma contínua, a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população. A medida tem permitido, igualmente, aumentar o número de utentes com médico de família atribuído, contribuindo para uma maior proximidade e eficácia na resposta às necessidades em saúde.
A médica coordenadora, Filipa Ladeiro, explica que estas unidade permitem tratar os doentes de forma mais personalizada. “Em termos práticos, são equipas multidisciplinares, constituídas por médicos, enfermeiros e secretários clínicos. Nós já trabalhávamos anteriormente com um médico e enfermeiro de família. Agora junta-se também o secretário clínico. Acabamos por tratar os nossos utentes de forma mais personalizada, conhecemo-los melhor. Em termos práticos, para o utente nada muda. Ou seja, a marcação de consultas continua a ser da mesma maneira. Temos é uma equipa constituída por quatro micro equipais. Em termos médicos, temos agora quatro médicos no centro de saúde, coisa que já não tínhamos há muito tempo. A criação da USF acabou por ser um incentivo para os colegas se juntarem a nós. E dentro desta equipa de quatro, na ausência de um os outros substituem. Há sempre resposta”.
A substituição de médico no caso de algum falhar momentaneamente é uma das principais vantagens para o utente, já que antes da constituição da USF isso não acontecia. “Nós não tínhamos médicos suficientes. Era substituído por prestadores de serviço. Neste caso, falhando um colega, há sempre alguém que pode assegurar esse serviço. Entre os quatro, conseguimos fazer isso, em pequenas ausências, claro”.
A ULS do Nordeste conta, atualmente, com 11 Unidades de Saúde Familiar. A primeira abriu, em dezembro de 2023, em Mirandela.
Durante o ano de 2024, entraram em funcionamento cinco: Vinhais, Mogadouro, Miranda do Douro e duas em Bragança. Em 2025, abriram mais cinco: Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mirandela, Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, denominada Unidade de Saúde Familiar Entre Douro e Tua.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)