Consulado Honorário de Angola em Bragança abre portas

PUB.

Sex, 03/10/2025 - 09:11


A cidade acolhe uma comunidade angolana significativa e com o consulado pretende-se estreitar relações

Com a intenção de aproximar portugueses e angolanos, abriu portas, ontem, o Consulado Honorário de Angola em Bragança.

A cidade acolhe uma comunidade angolana significativa e com o consulado pretende-se estreitar relações, segundo esclareceu António Cunha, Cônsul Honorário de Angola em Portugal para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. “A nossa intenção é tornar os portugueses e os angolanos mais próximos. Naturalmente, queremos apoiar a comunidade estudantil e residentes de Angola no distrito. É muita gente e nós queremos criar este cantinho de Angola em Bragança. Queremos aproximar também os empresários de Bragança que queiram investir em Angola e nós podemos ser o encaminhamento dessas pessoas”.

E destacou ainda que a ideia é também deixar os portugueses mais confortáveis quando se deslocam para Angola. “Queremos que os portugueses estejam confortáveis quando se deslocam”.

Presente na inauguração do consulado, ontem, esteve também a vice-presidente da câmara de Bragança. Tendo em conta que há muitos jovens angolanos que estudam no instituto politécnico e que querem fixar-se em Bragança, Fernanda Silva destaca que o consulado é muito importante. “Tem um significado muito relevante para nós, desde logo pela comunidade e grupo expressivo que temos a estudar no politécnico e a fixar-se em Bragança. Neste momento, temos 700 alunos. Este espaço pode permitir uma integração mais facilitada”.

O Consulado Honorário de Angola em Bragança abriu portas ontem.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves