Hospital de Bragança sofreu obras de modernização de mais de quatro milhões de euros

PUB.

Qua, 23/04/2025 - 10:49


Ao nível da modernização das infraestruturas, foi desenvolvido um projeto de reconversão integral dos sistemas energéticos e ao nível da modernização dos serviços clínicos foi concretizado o projeto de remodelação do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

A Unidade Local de Saúde do Nordeste investiu quatro milhões de euros no aumento da eficiência energética, gestão inteligente de energia, utilização de energias renováveis e modernização de serviços clínicos do hospital de Bragança.

Ao nível da modernização das infraestruturas, foi desenvolvido um projeto que se baseou na reconversão dos sistemas energéticos.

O investimento é de 3.365 milhões de euros, sendo que 2.341 foram financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O restante foi suportado pela entidade.

De referir que, ao nível da eficiência e sustentabilidade, através da instalação de sistemas fotovoltaicos, a empreitada permite reduzir os consumos de energia. Foram ainda instalados sistemas solares térmicos para aquecimento de águas e isolamento térmico com sistema de capoto e substituição de caixilharias. “Para aquecimento, ventilação e ar condicionado foram instaladas Unidades de Tratamento de Ar e Unidades de Arrefecimento, que permitem um conforto térmico controlado e eficiente e asseguram a qualidade do ar interior”.

A luminária tradicional foi também substituída por iluminação LED.

Segundo a ULS, o projeto insere-se numa intervenção mais alargada que abrange as três Unidades Hospitalares do distrito – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela – cujo investimento global, na ordem dos 10 milhões de euros, ao nível da reconversão dos sistemas energéticos e implementação de soluções eficientes e sustentáveis neste âmbito, está agora concluído”.

No hospital de Bragança foi ainda remodelado o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, num investimento de cerca de 713 mil euros, financiados pelo Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde. A ampliação e modernização das salas de parto e enfermarias foi uma das empreitadas que integrou esta intervenção.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves