Seg, 09/02/2009 - 10:03
A crise aprece ter passado ao lado da 29ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais.
Os expositores notaram que houve menos visitantes, mas não se queixaram do negócio.
“Como o tempo esteve mau, pensamos que não vinha tanta gente, mas vendeu-se muito fumeiro”, adianta Regina Fernandes, a vencedora do concurso de melhor cozinha regional. Opinião semelhante tem Idalina Afonso, que levou o 2º prémio do concurso para o melhor salpicão “a gente não era tanta mas o produto foi vendido na mesma”. Já a primeira classificada, Maria de Lurdes Diegues “ tinha tudo encomendado mesmo antes de vir para a feira”, adianta.
Até mesmo no espaço gourmet, a grande novidade nesta Feira do Fumeiro, as vendas estiveram em alta e os expositores prometem voltar para o ano. “Houve muitos visitantes, não tantos como esperava, mas correu muito bem a nível de vendas” diz Ana Morais que para o ano deseja participar de novo. Também Armandina Almeida, responsável por um espaço dedicado ao mel, garante “que tudo correu muito bem e houve muita gente na feira”.
Quanto aos visitantes, foram muitos os que vieram de fora da região à procura, sobretudo da qualidade dos produtos. José Cardoso veio do Porto pois sempre teve “muita curiosidade em conhecer a Feira do Fumeiro de Vinhais”. Para o visitante os preços praticados na feira eram ajustados à qualidade do produto. “A qualidade paga-se e em vez de comprarmos coisas industriais, aqui sabemos que estamos a comprar coisas da terra e como tal o preço é proporcional à qualidade”, explica.
Satisfeito com os resultados da feira estava também o presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira. “Apesar das dificuldade houve um grande número de pessoas na feira, o negócio foi excelente e até parece que a crise ainda não chegou a estas paragens”, diz o autarca.
Apesar de ainda não haver números em concreto, Américo Pereira acredita que se tenham alcançado pelo menos os 80 mil visitantes do ano passado.
Escrito por Brigantia