Sex, 20/02/2026 - 11:48
Vinhais vai reforçar a prevenção e segurança contra incêndios rurais com o Programa “Condomínio de Aldeia”. O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, refere que o objetivo passa por reforçar a segurança da população das aldeias, inseridas em territórios florestais do concelho. “Identificámos aldeias com maior perigosidade em termos de incêndio, de fazer trabalhos de limpeza, de colocação de reservatórios de água e até de plantação de árvores, que sirvam mais para a defesa dos incêndios.”
As primeiras intervenções foram realizadas nas localidades de Armoniz e Caroceiras, onde arrancou esta estratégia.
O autarca explica quais os trabalhos que foram efetuados nestas freguesias. “Na primeira, foram efetuados trabalhos de limpeza de terrenos e gestão de combustível, bem como a instalação de um reservatório de água e recuperação de poço de água. Por exemplo, em Armoniz foram plantadas, numa área de cerca de três hectares oliveiras, são árvores que ao mesmo tempo que produzem, servem de prevenção”, contou.
Já na segunda aldeia, “a intervenção encontra-se na fase final, estando em execução a instalação de um reservatório de água e a recuperação de um poço de rega, infraestruturas essenciais para garantir pontos de água em caso de incêndio”, disse.
O programa encontra-se em expansão para outras localidades do concelho, com trabalhos de limpeza e gestão de vegetação já iniciados nas aldeias de Moás, Vale de Janeiro, Ferreiros, Cidões, Pinheiro Novo e Brito de Baixo.
Futuramente, será lançado concurso público para estender estas medidas às localidades de Montouto, Soutilha, Landedo e Dine.
O “Condomínio da Aldeia”, com o valor de 400 mil euros, foi comparticipado a 100% pelo Fundo Ambiental.
Escrito por rádio Brigantia





