Deputados do PS chumbam requerimento do CDS/PP sobre a Linha do Tua

PUB.

Qua, 15/10/2008 - 15:18


A maioria do Partido Socialista na Assembleia da República rejeitou o requerimento do deputado do CDS/PP, Abel Batista, onde era solicitada a possibilidade de ouvir as três entidades responsáveis pelo funcionamento da ferrovia, depois do acidente que aconteceu no passado dia 22 de Agosto. Neste caso, a REFER, a empresa do Metro de Mirandela e ainda o Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres. Para além disso, o deputado do CDS/PP pretendia que a Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações fizesse uma visita aos locais dos dois últimos acidentes na linha do Tua. Ambas as situações foram rejeitadas pelo PS.  

Abel Batista explica que o requerimento tinha como objectivo obter vários esclarecimentos. “Por um lado saber mais sobre a passagem da CP para o Metropolitano ligeiro de Mirandela e, por outro lado, questionar a REFER sobre as obras de conservação recomendadas pelo estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, após o acidente de Fevereiro de 2007”, refere o deputado.

 

Para além destas questões, Abel Batista gostaria ainda de saber “se o Metropolitano de Mirandela tem tomado todas as medidas necessárias no que diz respeito às revisões do material”, acrescenta.

Depois de ouvidas estas entidades, o deputado de CDS/PP propunha “que os senhores deputados se deslocassem aos locais do acidente para ver a situação no terreno”. 

Entretanto, o deputado dos populares promete insistir para que seja retomada, o mais rápido possível, a circulação das automotoras na linha do Tua. “Não vamos ficar calados e obviamente que dentro de dias voltaremos a insistir neste caso porque não podemos continuar calados numa situação em que já ocorreram quatro acidentes na mesma linha e onde já morreram quatro pessoas”, garante Abel Batista.

Para o deputado é essencial “continuar a insistir nesta questão para segurança das pessoas e para que se retome tão rápido quanto possível a circulação dos comboios na Linha do Tua”, sublinha. Entretanto, Abel Batista promete ficar atento aos próximos desenvolvimentos e só espera que o relatório final do inquérito ao acidente esteja mesmo concluído na próxima quarta feira, tal como ficou definido pelo Ministro Mário Lino.