Cruz Vermelha revitaliza delegação em Miranda do Douro

PUB.

Qua, 01/09/2010 - 09:17


Chamar os jovens para acções de voluntariado. É esse o objectivo da delegação de Miranda do Douro da Cruz Vermelha Portuguesa, que está de regresso a este concelho. Foram cerca de três anos de ausência das terras de Miranda. Agora, a Cruz Vermelha Portuguesa decidiu reactivar esta delegação.  

Fernando Subtil é o novo responsável da Comissão Administrativa, e revela que a primeira missão é trazer os mais jovens para as causas da instituição.

“A curto prazo pensamos trabalhar com agrupamentos de escolas pois queremos trabalhar na área da juventude promovendo acções sobre a violência, toxicodependência e meio ambiente” afirma.

 

Nesta altura, a delegação mirandesa da Cruz Vermelha está em fase de se apresentar à população, pois precisa de angariar sócios para poder desenvolver as suas acções de solidariedade.

“É com os sócios que temos de contar para realizar projectos” refere Fernando Subtil, acrescentando que “estamos a tentar promover reuniões com as juntas de freguesia, sensibilizando-as para uma possível colaboração no sentido de atender as necessidades da população sobretudo da mais carenciada”.

“É evidente que para tudo isto são necessários recursos financeiros e vamos tentado angariá-los com a boa vontade das pessoas mas queremos estabelecer parcerias com instituições locais” salienta.

 

Uma das iniciativas que já se está a desenvolver passa por comparticipar a aquisição de óculos para quem ganhar menos de 350 euros por mês.

Mas a maior parte das acções realizadas pela Cruz Vermelha passa pelo voluntariado.

Fernando Subtil sublinha, no entanto, que nem toda a gente tem o perfil necessário.

“Pode ser voluntário da Cruz Vermelha qualquer pessoa de reconhecido idoneidade, que cumpra determinados preceitos estabelecidos sem ter o sentido de receber algo em troca porque este é um trabalho que tem de ser desinteressado” refere. Depois é feita “uma triagem” acrescenta.

 

O responsável da Cruz Vermelha mirandesa está mesmo disposto a organizar acções de formação, com pessoas experientes no voluntariado.

Para ser sócio da Delegação da Cruz Vermelha em Miranda do Douro a quota a pagar é de um euro por mês.

Em Setembro, já será possível recolher donativos roupa e calçado em contentores que irão ser colocados ao dispor da população, para depois serem distribuídos pelos mais necessitados.

Escrito por CIR