Centro de Hemodiálise de Mogadouro em avaliação

PUB.

Qua, 04/06/2008 - 08:28


O Centro de Hemodiálise de Mogadouro ainda não está a funcionar porque há critérios que ainda não foram avaliados. Quem o diz é o secretário de Estado da Saúde, que esteve ontem em Bragança, numa sessão sobre "Cuidados Primários de Saúde", promovida pela federação distrital do Partido Socialista, no âmbito das Novas Oportunidades. 

Manuel Pizarro salienta que a abertura do Centro de Hemodiálise de Mogadouro é um processo que está em avaliação. “Qualquer equipamento de saúde tem de assegurar o absoluto cumprimento de todas as normas legais e condições técnicas para que os tratamentos sejam feitos com segurança” afirma o governante. Além disso, “os centros contratados com o Estado têm de cumprir as regras de contratação”. Por isso o secretário de estado da saúde justifica que o centro de hemodiálise ainda não funciona porque “está em avaliação o seu rigoroso cumprimento”. Em relação ao facto dos trasmontanos terem que percorrer quilómetros para realizarem um tratamento de quimioterapia, nos hospitais do Porto, Manuel Pizarro refere que há serviços que têm que estar concentrados. “Em alguns casos tem mesmo de haver concentração porque há um domínio de elevada tecnologia que só funciona com concentração”. O secretário de Estado da Saúde elogiou ainda as melhorias no Centro Hospitalar do Nordeste e o reforço dos médicos de família nos centros de saúde do distrito. “Neste momento nós temos em Bragança um número de profissionais adequados, agora podemos concentrar-nos na qualidade” afirma Manuel Pizarro. 

Melhorar a performance do Serviço Nacional de Saúde foi a convicção defendida pelo secretário de estado da saúde, ontem, em Bragança.