Seg, 09/02/2009 - 09:23
Até ao final do ano os habitantes da vila de Izeda vão poder contar com uma Casa do Povo completamente requalificada.
A obra já foi iniciada em Janeiro e vai ter a duração de dez meses.
Uma parte da Casa do Povo vai ser demolida mas terá um novo espaço com sala polivalente, sala de exposições e cozinha.
O espaço vai continuar a servir, sobretudo, as associações da vila. Maria Rosa Pires, a presidente de junta explica que “ o espaço vai ser totalmente remodelado, já que a estrutura antiga se encontrava bastante degradada”. Na Casa do Povo vão poder fazer-se “refeições comunitárias e vai ainda ficar localizado um museu, por isso acho que os izedenses só têm a lucrar”, acrescenta. Segundo a presidente de junta, há dois anos atrás o edifício tinha sofrido algumas intervenções e, por isso, a Casa do Povo tem mantido sempre a actividade. É lá que estão alojadas algumas associações que nesta fase de obras estão noutros espaços cedidos pela junta.
Maria Rosa Pires, tem ainda em vista outros investimentos necessários para a vila. “Remodelar a avenida seria um deles, a repavimentação da rua central, requalificação da sede da junta e construção da casa mortuária”, enumera. “Falta é a questão monetária”, lamenta a autarca.
A Câmara Municipal de Bragança vai financiar a totalidade da obra de requalificação da Casa do Povo de Izeda.
Quanto às restantes obras reivindicadas pela presidente de junta, Jorge Nunes diz que nos próximos meses será difícil pô-las em marcha. “Nos próximos meses não temos condições para fazer mais do que está a ser feito”, admite o presidente da câmara de Bragança. No entanto, sublinha que o projecto de requalificação da avenida está pronto “para quando houver recursos financeiros poder ser concretizado”.
350 mil euros é o valor da obra de requalificação da Casa do Povo de Izeda.
Escrito por Brigantia