Sex, 18/11/2022 - 13:06
No entanto, Hernâni Dias, diz que o território ficou novamente esquecido no que toca à alta velocidade.
“Já não posso ficar tão satisfeito é pelo facto de verificar que sendo este o corredor mais curto entre Porto e Espanha não esteja prevista uma ligação de Alta Velocidade apostando o Governo, uma vez mais, em, deixar de fora o território de Trás-os-Montes, como se percebe pelos mapas que nos foram apresentados, a ligação a Espanha será na zona Centro, passará por Aveiro e depois Salamanca. Trata-se da atitude que ao longo do tempo vem sendo tida para com o nordeste transmontano, que é o esquecimento, portanto acho que havia a obrigação de pensar melhor o território e de prever uma ligação de alta velocidade”, frisou.
O plano terá que ser concretizado até 2050. O autarca entende que a concretização da estratégia ferroviária não pode ser feita de um dia para o outro, mas gostaria que fosse uma concretização até 2030.
“Também compreendemos que as coisas não acontecem de um dia para o outro. É necessário que haja tempo para trabalhar os projectos e todos os procedimentos necessários à construção destas infra-estruturas. Se me pergunta se eu gostaria que tudo ficasse concretizado até 2030, eu dir-lhe-ia que isso seria o ideal, mas também não podemos entrar em demagogias e pensar que tudo se faz do dia para o outro”, disse.
O Plano Ferroviário Nacional foi aprovado pelo Governo e vai agora a consulta pública. Vai ainda ser feita avaliação ambiental e, mais tarde, será levado à Assembleia da República para ser transformado em lei.
Escrito por Brigantia