ARS já decidiu colocação do Centro de Saúde de Foz Côa no Nordeste

PUB.

Qua, 21/01/2009 - 08:27


  Está decidido, o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa vai pertencer ao Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste. São muitas as necessidades do centro de saúde da vila, mudanças que podem até incluir um novo edifício.  

Vila Nova de Foz Côa pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste. Depois da indecisão entre a zona da Guarda e o nordeste transmontano, a ARS-Norte atribuiu Foz Côa à Sub-região de saúde de Bragança, que em breve vai chamar-se Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste.

 

A coordenadora, Berta Nunes, garante que o centro de saúde de Foz Côa vai ser uma prioridade, pois “ainda está em instalações da misericórdia e por isso poderá precisar de novas instalações mas é uma coisa que ainda vamos analisar”. Para já “estão a ser analisadas as necessidades do centro de saúde” acrescenta.

 

À semelhança de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, está previsto também para Vila Nova de Foz Côa, a criação de um Serviço de Urgência Básico (SUB). Mas até lá, há muito caminho a percorrer porque “o que se verifica é que por enquanto o Serviço de Atendimento Permanente tem poucas condições para vir a ser um SUB nomeadamente por causa das instalações e de equipamento” refere Berta Nunes salientando que as mudanças vão implicar “um trabalho demorado mas que tem de ser feito”.

 

No actual centro de saúde de Foz Côa faltam por exemplo profissionais de saúde especializados como psicólogos ou nutricionistas. O aparelho de raio X é antigo, e as radiografias ainda não são digitais. São mudanças que têm de ser feitas, de forma gradual, diz Berta Nunes, para que Foz Côa tenha as mesmas condições dos outros centros de saúde da Sub-região, futuro Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste.

Escrito por CIR