Alertas para comer bem no dia Mundial da Alimentação

PUB.

Qui, 16/10/2008 - 08:22


O sal é o principal “pecado” da alimentação dos transmontanos. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Alimentação e para comemorar a efeméride estão previstas várias iniciativas em Bragança. Acções com o objectivo de promover uma educação alimentar mais saudável.  

Juliana Almeida, professora de dietética na Escola Superior de Saúde de Bragança, considera que na região não se come mal, mas a carne e o sal são o principal defeito.

“Come-se bem porque nesta região opta-se por alimentos que são cultivados na terra como é o caso dos legumes e das frutas” afirma, mas por outro lado “consome-se mais carne do que peixe e devia ser em quantidades iguais e também se abusa do sal na sopa, no pão e no fumeiro”.

 

Durante o dia de hoje o Curso de Dietética da Escola Superior de Saúde vai organizar várias iniciativas na cidade.

Para além do aconselhamento sobre alimentação saudável vai haver ainda outras acções. “Vamos fazer uma caminhada, recolher alimentos que depois vão ser doados a uma instituição de solidariedade social, na cantina do IPB vai haver um consultório de dietética”.

 

Também a Associação Portuguesa de Nutricionistas vai estar em Bragança a fazer rastreios gratuitos à obesidade. “As doenças que se relacionam com a alimentação são as que mais matam e a obesidade assume valores muito preocupantes” salienta Alexandra Bento, a presidente da associação acrescentando que “entendemos que era uma boa ideia fazer rastreios ao índice de massa corporal em locais estratégicos”.

 

No distrito de Bragança estes rastreios vão realizar-se na unidade de Bragança, do Centro Hospitalar do Nordeste.