50% da produção de cereja já se perdeu

PUB.

Sex, 06/06/2008 - 08:21


A quebra na produção de cereja em Alfândega da Fé já atingiu os 50%. Esta situação representa um prejuízo a rondar os 30 mil euros. A Cooperativa Agrícola local já fala na maior quebra dos últimos 10 anos.  

“Devido ao mau tempo, a quebra já se deve acentuar nos 50 a 60 por cento e os prejuízos financeiros devem andar na ordem dos 30 mil euros” que para João Henrique Victor, da direcção da Cooperativa de Alfândega da Fé, representa um grave problema económico para a estrutura “porque a maior fonte de rendimento da cooperativa é o azeite e a cereja e uma quebra destas vai-nos causar algumas dificuldades”.

 

A chuva das últimas semanas foi muito prejudicial à qualidade do fruto. “A cereja fica com muita água, racha e começa a ficar poder” explica João Henrique Victor.

Por isso, espera que o tempo, que entretanto já melhorou, permita agora fazer uma boa colheita embora alerte que muito calor também pode ser negativo. “Se continuasse a chover a cereja continuava a rachar, mas agora se fizer muito calor ela continua a rachar, o ideal era o tempo ameno” afirma.

 

Em Alfândega da Fé, começa hoje mais uma edição da Feira da Cereja que decorre até terça-feira.

São esperados mais de 30 mil visitantes, entre eles alguns actores da novela “A Outra” que está a ser gravada na região. “Pode haver um maior número de visitantes por causa da novela e espero que a cereja também venha a beneficiar da divulgação que está a ser feita e da visita de algum actor da novela”, como João Carlos Figueiredo, o presidente da câmara.

 

Na Feira da Cereja vão marcar presença cerca de 100 expositores.

Micaela, Just Girls, Claudisabel e Ez Special preenchem o cartaz de espectáculos.