Xadrez: XIII Torneio Interescolar da Cidade de Bragança aumentou a participação (com galeria)

PUB.

Qui, 23/05/2024 - 12:38


Cerca de 80 jovens participaram na competição, que se realizou no Bragança Shopping

Realizou-se, ontem, no Bragança Shopping, a décima terceira edição do Torneio Interescolar de Xadrez da Cidade de Bragança, que contou com a participação de cerca de 80 jovens, perto de 30 a mais em relação ao ano anterior.

Foi praticamente um dia inteiro a jogar xadrez, no Bragança Shopping, com o estudante do Instituto Politécnico de Bragança, Helton de Almeida, a dar o xeque-mate e a conseguir a vitória em masculinos. “Jogo há três anos, mas o gosto surgiu há cinco anos quando o meu tio me apresentou o jogo. É a primeira vez que participo neste torneio e estou muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar”.

Neuza Alho, de 18 anos, foi a vencedora feminina, também é estudante do IPB e já tinha triunfado na edição anterior. “Estou contente, já o segundo ano que consigo a vitória em femininos. É algo que já faço há algum tempo, jogo desde o quinto ano e sinto-me muito confortável a jogar xadrez”.

Nuno Cristóvão, o responsável pela prova e pelo Clube de Xadrez da Abade de Baçal, refere que o importante é aumentar o número de jogadores de xadrez. “O que realmente interessa é cativar jovens para a prática de xadrez. O Instituto Politécnico de Bragança participou pela primeira vez, com jogadores de várias nacionalidades. Competiram cerca de 80 jovens, de várias idades e esperamos que consigam trazer mais pessoas para a modalidade, porque o xadrez é fundamental para o raciocínio, lógica e concentração”.

Ricardo Batista, da Associação de Xadrez de Bragança, frisa que o xadrez pode ser praticado por pessoas de todas as idades e seria importante expandir o clube que existe na cidade. “Podem jogar xadrez pessoas de todas as idades, desde que haja gosto e vontade. Já existe um clube de xadrez na cidade, o da Escola Arnaldo Pereira. Só que não estamos a conseguir arrancar com o clube, porque precisamos de associados. Faço o apelo que se juntem ao clube, seria bom para nós”.

A União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo tem apoiado a competição, o presidente Telmo Afonso destaca a relevância do evento de xadrez. “É um torneio muito importante para manter a tradição do xadrez. Ficámos contentes por ter aumentado o número de participantes e de escolas. É uma competição saudável, que não é restrita ao distrito de Bragança. Participou uma escola de Vila Nova de Foz Côa e para o ano devemos ter participação ibérica, a Fundação Afonso Henriques já mostrou interesse em estar no torneio e tudo indica que vamos ter um intercâmbio com os nossos vizinhos espanhóis”.

O Bragança Shopping acolhe o Torneio Interescolar de Xadrez desde a primeira edição e a directora do estabelecimento comercial, Mariema Gonçalves, diz que é uma honra receber a iniciativa. “É um gosto receber tantos jovens, acolhemos a iniciativa desde a primeira edição e saber que estão envolvidos neste desporto é sempre bom, porque é um momento em que esquecem os dispositivos electrónicos e estão focados só no xadrez”.

O cartaz do evento foi criado pelo aluno de multimédia da Abade Baçal, Diogo Sá, que se inspirou no “Castelo de Bragança”, para representar a cidade, aliando-o à figura de xadrez “o rei”.

A décima terceira edição do Torneio de Interescolar de Xadrez da Cidade de Bragança mostrou que o jogo de tabuleiro tem aumentado a procura. Participaram cerca de 80 jovens, perto de 30 a mais comparando com o ano anterior.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira