Bruno Fidalgo (Partizan): "Tem sido uma experiência muito boa"

PUB.

Qua, 05/07/2023 - 11:17


Bruno Fidalgo é natural de Torre de Moncorvo e faz parte da equipa técnica do Partizan, quarto classificado da Super Liga da Sérvia na temporada passada.

O treinador, de 30 anos, é adjunto e analista e chegou à formação sérvia em Março deste ano, na altura estava a treinar os sub-19 do Torreense.

O técnico vai para a segunda época no emblema de Belgrado e garante que está a ser uma boa experiência, depois de um início difícil. “Foi um pouco difícil no início. Mas, quando conseguimos colocar em jogo as nossas ideias começamos a ser uma equipa muito mais sólida. Acabámos por fazer um bom play-off e o trabalho deu frutos. Tem sido uma experiência muito boa. É um trabalho que nos consome muito tempo. Acabámos por renovar e vamos para a segunda época”, disse.

O mais complicado na adaptação ao clube e ao país foi a língua, mas como na Sérvia também se fala inglês acabou por facilitar a integração. “A língua é extremamente difícil de falar e o tempo que temos não me permite avançar muito. Tento saber o suficiente para ser educado com as pessoas. Aqui, no clube, falo em inglês e é dessa fora que comunico com os jogadores e diariamente com todo o staff. Aqui, na Sérvia, quase toda a gente fala inglês ou têm um nível razoável de inglês”.

O Partizan e o Estrela Vermelha são os clubes de referência da Sérvia e com mais título na Super Liga. “São os maiores clubes de Belgrado e da Sérvia. Têm partilhado a hegemonia no campeonato. Depois, há um conjunto de equipas que têm crescido nos últimos anos, que têm boas estruturas, que têm bom recrutamento de jogadores e uma boa formação”.

Bruno Fidalgo é o único português no Partizan. O clube de Belgrado, a nível europeu, vai participar na Conference Legue na época 2023/2024.

O treinador, natural de Moncorvo, iniciou o percurso como treinador na formação sub-19 do Grupo Desportivo Moncorvo. Mais tarde, foi adjunto no Gafanha, Loures e V. Guimarães, onde também realizou trabalho na área da análise do treino e jogo.

Em 2021/2022, Fidalgo regressou ao Loures como treinador principal. Em 2022/2023 assumiu o comando técnico dos sub-19 do Torrense, seguindo depois para o Partizan

Jornalista: 
Susana Madureira