Seg, 18/11/2024 - 09:51
Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais criou projecto com a escola profissional localizada naquela aldeia e candidatou-o ao programa EDP Energia Solidária 2024, tendo sido um dos escolhidos
Grande parte da população de Carvalhais, no concelho de Mirandela, é idosa e tem dificuldade de se deslocar entre a aldeia e a cidade. O mesmo acontece com os estudantes estrangeiros que frequentam a escola profissional que ali há e vivem na aldeia. Para corrigir esta falha, a Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais criou um projecto, com a ajuda dos alunos da escola profissional. A ideia, segundo o presidente da associação, Pedro Correia, baseou-se em corrigir a falha de transportes para a cidade. “A associação constatou a necessidade de as pessoas se deslocarem e que não havia transporte. Também constátamos que os transportes públicos são reduzidos, quase inexistentes, com o encerramento da linha do Tua. E foi essa necessidade que nos levou a juntar à escola, que tem muitos estudantes residentes, ou seja, dos PALOP, timorenses, guineenses, e que ficam cá o ano todo. Eles nem a casa vão e têm necessidade de fazer compras, por exemplo, e têm dificuldades em se transportar. Assim, decidimos juntar estas duas vertentes e, daí, surgiu a ideia de fazer esta candidatura”.
Candidataram o projecto ao programa EDP Energia Solidária 2024, que acabou aprovado. No total vão ser investidos cerca de 100 mil euros, 75% financiados pela Fundação EDP. Vai permitir comprar uma carrinha eléctrica de nove lugares, 10 bicicletas eléctricas individuais e duas com dois lugares adicionais para transportar os idosos. O serviço será feito consoante as solicitações das pessoas. “Fazer o transportes dos idosos, daqueles que têm mais dificuldades, que têm mobilidade reduzida e que, por isso, às vezes é muito difícil para eles fazer uma simples compra ou ter que se deslocar à cidade. Será uma parceria ainda com a junta de freguesia e com a escola, que vão identificar os alvos, eles terão que fazer possivelmente uma inscrição ou relatar as necessidades e depois ajustar-nos mediante as necessidades de cada utente”.
O projecto tem a duração de um ano. Começará no início de 2025. Ainda assim depois de terminar o prazo, a Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais pretende dar continuidade ao serviço.
Escrito por Brigantia
Jornalista:
Ângela Pais