PUB.

Município de Mogadouro quer criar parceria com a Cruz Vermelha para levar cuidados de saúde a casa das pessoas

PUB.

Sex, 12/05/2023 - 08:26


A câmara está agora em conversações com a Cruz Vermelha. Espera que ainda este ano as pessoas possam já ter médico e enfermeiro ao domicílio. A viatura já foi adquirida

Se as pessoas não vão aos cuidados de saúde, os cuidados de saúde vêm até si. Este é o principal objectivo de um projecto que o município de Mogadouro quer implementar. Num concelho com cerca de 11 mil habitantes, a maioria já idosos, a deslocação ao centro de saúde pode ser penosa, até pela distância de algumas aldeias ao centro da vila. Por isso, um médico e um enfermeiro vão poder deslocar-se a casa das pessoas, explica o autarca Antónimo Pimentel. “No fundo, pretendemos levar a saúde às pessoas. Para isso, iremos disponibilizar uma viatura com um médico e um enfermeiro, que possam elaborar um programa de assistência junto do cidadão”.

A vila de Mogadouro não tem hospital. Tem apenas um centro de saúde que está aberto apenas das oito da manhã às oito da noite, de segunda a sexta-feira. O presidente da câmara considera que esta é também uma forma de aliviar a afluência ao centro de saúde. “Pretendemos, de certo modo, aliviar o centro de saúde. Há pessoas que lá vão, por exemplo, fazer penso. Isso pode ser feito na própria residência, desde que o carro esteja devidamente equipado com o material necessário”.

A câmara pretende estabelecer um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa. A viatura já está adquirida, falta agora a parte burocrática. “Eu estou a contar que ainda no decurso deste ano seja implementado. Já temos a viatura. Estamos a estudar a questão, como o fazer. Estamos a dialogar com a Cruz Vermelha. Gastaremos aquilo que for necessário para implementar o serviço”.

Desta forma, o município pretende aproximar os cuidados de saúde da população, com um médico e um enfermeiro a deslocarem-se às casas dos doentes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves