Alunos de Mirandela vencem prémio de recolha de pilhas

PUB.

Sex, 18/09/2009 - 10:24


Porque é importante sensibilizar a comunidade escolar para a importância da educação ambiental, a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste realizou, pelo quinto ano consecutivo, o Concurso de “Recolha Selectiva de Pilhas nas Escolas”. E o primeiro prémio, a nível regional, foi para o Agrupamento Vertical de Escolas Luciano Cordeiro, em Mirandela, que recolheu 140 quilos de pilhas.  

Os alunos envolvidos nesta iniciativa, estavam satisfeitos com o resultado da recolha que fizeram.

“Deu trabalho, mas valeu a pena, estamos muito contentes e vamos continuar a recolher pilhas” afirmam.

 

Como 1º prémio, o Agrupamento vertical de Escolas Luciano Cordeiro recebeu um cheque de 750 euros.

Carla Freitas, professora e coordenadora do projecto Eco Escolas na Luciano Cordeiro, diz onde vai ser aplicado este dinheiro.

“Em princípio vamos comprar alguns equipamentos ligados à observação de espécies, conjuntos de reciclagem e outros materiais que sejam importantes” refere.

 

Para o Director-Geral da Resíduos do Nordeste, esta iniciativa é um forte contributo para aumentar os valores de retoma e alertar para a existência de pilhões nos ecopontos.

“Por via do pilhão, a recuperação é reduzida, provavelmente porque é um objecto pequeno e as pessoas esquecem-se de o guardar para depois levar ao ecoponto” explica Paulo Praça, por isso “esta via das escolas tem tido um enorme sucesso porque os mais jovens utilizam mais as pilhas”.

 

As iniciativas para fomentar as boas práticas ambientais vão continuar.

Paulo Praça revela que até ao final de 2009, estará pronta uma unidade móvel de sensibilização ambiental. “Vamos procurar melhorar a sensibilização ambiental através de um projecto que é uma espécie de roadshow que vai circular em toda a região não só na vertente de resíduos, mas também de ar, água, ruído e energias renováveis” adianta.

 

Neste concurso de “Recolha Selectiva de Pilhas nas Escolas”, aderiram 15 instituições de ensino, situadas na área de abrangência da Resíduos do Nordeste.

Foram cerca de 7516 alunos que recuperaram 818 kg de pilhas.

No total de concursos realizados, ao longo dos cinco anos, foram recolhidos 2832 kg.

Escrito por CIR