Qui, 05/06/2008 - 08:16
O projecto surgiu este ano através de um protocolo assinado entre o Ministério da Saúde e a Galp Energia e vai prolongar-se durante os próximos três anos.
A coordenadora do projecto, explica que o objectivo é sensibilizar as crianças e os encarregados de educação para as consequências que podem advir de uma alimentação pouco saudável.
“Os números são assustadores, a obesidade tem crescido de forma dramática e associada a doenças muito graves que acabam por reduzir a esperança média de vida”. Célia Félix alerta que “ainda não á a percepção de que a obesidade numa criança pode ser uma doença e é por isso que procuramos sensibilizar as pessoas para prevenir essa situação” afirma.
Os vilões Mandrião e Comilão fazem parte de um teatro infantil que vai ensinar às crianças a importância de praticar exercício físico e uma alimentação correcta. “Através da actuação de três heróis e dois vilões tentamos passar essa mensagem de uma forma lúdica”. Para além da peça, há ainda uma série de jogos para “gastar calorias recuperando o jogo da bola, a corda de saltar e o arco que ficaram um pouco esquecidos em favor da televisão e dos jogos de computador” refere Célia Félix.
Com o texto original de Rosa Lobato de Faria, o espectáculo interactivo vai percorrer cerca de 50 escolas do país, onde vão ser deixadas mensagens sobre a importância de ter uma actividade física regular e adoptar uma alimentação saudável.
Esta quinta-feira passa por Bragança.