Unidade de AVC com projecto de remodelação concluído

PUB.

Qua, 04/06/2008 - 08:26


Já está concluído o projecto para a nova unidade de AVC, no Hospital de Macedo de Cavaleiros. As obras devem começar em breve. A convicção é manifestada pelo coordenador da unidade.  

No distrito de Bragança, o acidente vascular cerebral é a principal causa de morte e há apenas um local específico para tratar da doença, que é no hospital de Macedo de Cavaleiros.

Por ano, são tratados 250 doentes com esta patologia.

No entanto, o AVC afecta cada vez mais pessoas e, por isso, desde há algum tempo que havia necessidade de aumentar esta unidade de 8 para 14 camas.

 

O coordenador da unidade está convicto que as obras vão começar em breve. “Há um grande esforço por parte do centro hospitalar para criar uma nova unidade de AVC que vai permitir dar uma melhor resposta aos doentes do distrito” afirma Jorge Poço. “Tanto quanto eu sei, o projecto está pronto e penso que dentro de pouco tempo teremos obras”.

A convicção foi manifestada durante uma acção de formação sobre primeira a abordagem na prática médica de urgência a este tipo de doença.

 

A iniciativa era dirigida aos médicos, como refere António Pimentel, o director clínico do Centro de Saúde de Macedo. “É necessário que os médicos que fazem urgência tenham mais conhecimentos sobre o assunto para poderem interferir melhor e encaminhar para unidades especializadas”.

No distrito de Bragança há cerca de 600 casos de acidentes vasculares cerebrais por ano.

Um número que está relacionado com o facto da população transmontana ser cada vez mais envelhecida.