Tempo seco tem agravado o risco de incêndios florestais no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 21/03/2019 - 09:26


No dia que se comemora o Dia Mundial da Árvore, o segundo comandante dos bombeiros de Bragança alerta para o uso do fogo.

Hoje é o Dia Mundial da Árvore, uma data que começou a celebrar-se em 1872 no estado americano do Nebraska. A partir de 2013, as Nações Unidas deliberaram que a 21 de Março também se assinalaria o Dia Internacional das Florestas. Com o período crítico de incêndios a começar dentro de apenas dois meses, o Segundo Comandante dos Bombeiros de Bragança alerta que têm existido vários incêndios fruto do tempo seco que já se regista. Apesar disso, num dia como este, Carlos Martins reforça que as pessoas estão cada vez mais conscientes do uso do fogo.

“Este ano já se registaram alguns incêndios, principalmente este mês. Raro é o dia que não temos uma saída para combater fogos rurais. Isto deve-se ao tempo seco que estamos a atravessar e tudo indica que o próximo Verão será bastante seco, com dias com risco máximo de incêndio. Contamos que o dispositivo esteja à altura, tal como nos outros anos. O ano de 2017 ainda está na memória das pessoas, tendo sido um ano de mudança e agora a população tem mais respeito e medo, quando usam fogo”, destacou o segundo Comandante dos Bombeiros de Bragança.

Carlos Martins avança que as acções de sensibilização feitas em dias como este têm contribuído para que o concelho seja um dos que menos área tem visto arder.

“Já se nota uma consciência maior da parte da população. As acções de sensibilização têm sido realizadas desde há uns anos para cá, junto das comunidades locais. Os resultados do ano passado são muitos positivos, a nível de área ardida. O nosso concelho registou menos área ardida do país, no ano passado”; acrescentou Carlos Martins.

No distrito de Bragança predominam essencialmente os carvalhos, pinheiros e carrascos. À semelhança de outros anos, os bombeiros de Bragança também ocuparão o dia da árvore e das florestas com algumas actividades com as crianças, nomeadamente com demonstrações dos meios de combate a incêndios e plantadas árvores.

Escrito por Brigantia
Foto: Câmara Municipal de Bragança 

 

 

Jornalista: 
Carina Alves