Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta já sortearam casa senhorial de Ligares

PUB.

Seg, 15/04/2024 - 08:15


A casa senhorial de Ligares, em Freixo de Espada à Cinta, que os bombeiros estavam a sortear, já tem dono. O palacete é agora propriedade de um apostador de Braga

O sorteio aconteceu a propósito da comemoração dos 95 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, que decidiram rifar este palacete, que lhe foi deixado por uma benemérita da aldeia.

Edgar Gata, presidente da associação, explica que os bombeiros conseguiram angariar mais de 50 mil euros com as rifas, que era o valor que estipularam juntar para sortear a casa senhorial. “O regulamento inicial definia os 50 mil euros como limite mínimo para que o sorteio se realizasse. Por isso, quando chegamos a Setembro e só tínhamos 40 e tal mil euros, a direcção decidiu fazer cumprir o regulamento. Portanto, a casa de Ligares não entrava no sorteio. Depois, houve várias alternativas e decidiu-se prolongar o sorteio. Conseguimos angariar 52 700 euros e vendemos mais de 11 mil rifas”.

O palacete foi deixado aos bombeiros em 2003 e decidiram vende-lo em 2020. Os habitantes da aldeia não gostaram da ideia e os bombeiros decidiram então rifar a casa senhorial porque não tinham como a recuperar nem lhe iriam dar utilidade. O dinheiro que juntaram com as rifas é um alívio para a corporação. “Nós temos uma sobrevivência diária. Temos trabalhadores a quem pagamos, temos a Segurança Social para pagar… temos que nos manter à tona. Este dinheiro vem criar uma almofada financeira para a associação continuar o seu trabalho. Que nos dá um grande alívio dá”, rematou.

Cada rifa custava cinco euros. Além da casa senhorial, foram sorteados uma estadia de seis dias em Freixo de Espada à Cinta e quatro dúzias de garrafas de vinho daquele concelho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves