Sócrates inaugura Centro de Arte Contemporânea

PUB.

Seg, 30/06/2008 - 08:56


José Sócrates está hoje de visita ao distrito de Bragança. O primeiro-ministro vem inaugurar o Centro de Arte Contemporânea de Bragança passando ainda por Miranda do Douro e Mogadouro.  

O chefe de Governo chega ao planalto por volta do meio-dia para visitar as obras de reforço de potência na central hidroeléctrica de Picote, em Miranda do Douro.

Acompanhado pelo ministro da economia, o Governo vai assinar os contratos de adjudicação do aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor. 

Às 15H, José Sócrates vai estar na inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Mogadouro que já funciona há um mês.

Nesta vila, o primeiro-ministro vai ainda assinar o contrato de comparticipação financeira para a construção da creche da Santa Casa da Misericórdia local ao abrigo do PARES.

 

Segue depois para Bragança, onde às 18H vai cortar a fita do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

O museu resulta da recuperação do antigo Solar dos Sá Vargas, que corresponde ao núcleo equipado “com sete salas de exposição” que vão acolher a exposição permanente da artista que dá nome ao centro “e serviços complementares como a recepção, livraria, bar e cafetaria” refere o presidente da câmara de Bragança. Além disso, foi construído um edifício novo com “uma grande sala para exposições itinerantes que ali estarão durante quatro meses” afirma Jorge Nunes. A primeira que vai estar patente ao público é da autoria de Gerardo Burmester e foi concebida propositadamente para a inauguração do espaço.

 

Este projecto é da autoria do arquitecto Souto Moura e representa um investimento de 5 milhões e 200 mil de euros, dos quais 1 milhão e 900 mil foram comparticipados pelo programa INTERREG. O Centro de Arte Contemporânea surgiu da candidatura do Projecto Transmuseus, em parceria com Zamora, em Espanha. “Tencionamos que seja feira uma programação em articulação com Zamora” afirma o autarca para quem esta estratégia “trará benefícios para que as duas cidades se promovam uma à outra”.

 

O Centro de Arte Contemporânea vai estar aberto ao público a partir de amanhã.

A entrada custa dois euros.