National Geographic Portugal considerou a Aveleda a “Aldeia do Mês”

PUB.

Sex, 03/01/2025 - 09:11


A “Festa dos Rapazes” comemorada nesta altura do ano na localidade do concelho de Bragança foi o mote para a distinção

Não se sabe como tudo começou, mas a tradição é cumprida pelos rapazes solteiros da aldeia, que se vestem de caretos no dia de Natal. “É uma festa em que apenas participam os rapazes solteiros. Eles vestem-se de caretos no dia 25 de dezembro e após a missa juntam o povo e recitam as comédias. Depois, no dia seguinte, estes rapazes convidam as raparigas para um jantar e assim a festa abre-se um pouco mais do que aos rapazes apenas”, explicou o presidente da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes

Com a desertificação das aldeias e o envelhecimento da população, a continuidade da tradição pode estar em causa. Para que não morra, equaciona-se envolver também os homens casados.

“Os rapazes solteiros são cada vez menos. A maior parte junta-se apenas para este evento, até porque há proximidade da família, visitar familiares, então juntam-se mais nestas alturas festivas. Mas sim, estará em causa a continuidade destas festas do solstício de inverno. Na minha opinião o caminho será incluir os homens casados”, rematou.

A “Festa dos Rapazes”, em Aleveda, começa no dia de Natal e prolonga-se até 26 de dezembro, dia de Santo Estêvão. Os rapazes solteiros reúnem os habitantes da aldeia para fazer críticas sociais, chamadas “comédias”. Depois, os caretos andam à solta pela aldeia, acompanhados de gaiteiros.

É o ponto de partida para o início das festas do solstício de Inverno.

Escrito por Brigantia 

Foto: Terra Fria

Jornalista: 
Ângela Pais