Roubado cobre de posto de transformação em santuário

PUB.

Qua, 10/08/2011 - 09:10


Foi roubado durante a madrugada de ontem o posto de transformação que iluminava o Santuário de Nossa Senhora do Aviso, na freguesia de Serapicos, em Bragança. Alberto César, membro da Comissão Fabriqueira do Santuário, conta que o alerta foi dado por um grupo de peregrinos que se deslocou ao santuário durante a manhã de ontem. 

“Demos conta hoje de manhã. Foram lá hoje de manhã uns peregrinos e viram que não havia luz no santuário. Comunicaram-me, eu fui lá e vi que estava tudo partido e que estava tudo vandalizado. Eles tiveram que estar lá muito tempo, porque desmontaram aquilo com uma perfeição e só levaram mesmo o cobre”, realça Alberto César.Esta é já a terceira vez que o santuário é assaltado só este ano, mas desta vez o prejuízo é avultado. Alberto César diz que o transformador custa cerca de 10 mil euros e é necessário para voltar a iluminar o Santuário.“Roubaram-nos o transformador do santuário que está mesmo na ponta do poste e subiram lá em cima, desligaram os cabos, e deitaram-no ao chão. Segundo o que me disseram os técnicos da EDP que estiveram no local aquilo custa cerca de 10 mil euros e é uma despesa, porque o transformador não é da EDP, mas sim do santuário. É o único meio de termos luz no santuário. A EDP já tem muitos casos semelhantes este ano”, salienta o membro da Comissão Fabriqueira.A GNR confirma que têm acontecido vários assaltos a postes de média tensão para roubar cobre em todo o distrito de Bragança.As autoridades suspeitam de indivíduos de etnia cigana de origem romena, residentes na zona de Braga. A GNR já identificou e deteve um indivíduo por suspeita de roubo de cobre no distrito de Bragança, mas foi libertado depois de presente a tribunal.

A GNR indica, ainda, que estes indivíduos actuam de modo profissional e fazem os assaltos durante a noite em locais isolados.

Escrito por Brigantia