Directora do Museu Terra de Miranda distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia

PUB.

Qua, 12/06/2024 - 09:13


“É um reconhecimento e estou muito satisfeita", disse Celina Pinto

A diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, foi recentemente agraciada com o Prémio de Mérito Profissional na área da Museologia pela Associação Portuguesa de Museologia. Este reconhecimento foi fruto do seu trabalho e dedicação na promoção da cultura das Terras de Miranda, tanto a nível nacional como internacional. Para Celina Pinto, este prémio tem ainda mais valor por reconhecer o trabalho realizado fora dos grandes centros urbanos. “É um reconhecimento e estou muito satisfeita. Não é apenas o reconhecimento do nosso trabalho, mas sobretudo, a minha maior felicidade, é perceber que o trabalho que desempenhamos também é visto transversalmente. Normalmente, estamos habituados a que os prémios olhem mais para o trabalho que é feito no litoral, sobretudo em Lisboa e Porto. Atualmente, têm esta capacidade de olhar para o trabalho que se faz em todo o país e na área demográfica onde vivemos, como é o caso das Terras de Miranda”.

O Museu da Terra de Miranda está a passar por uma transformação geral. As obras de melhoramento, iniciadas em julho de 2023, estão agora concluídas, e uma nova fase de reformas técnicas está prestes a começar. “O edifício do Museu da Terra de Miranda necessitava de obras. Esta obra que fizemos foi de ampliação e remodelação. Temos um museu completamente novo, remodelado. Ao nível da museologia, também é uma museologia completamente nova. Quando temos esta possibilidade de criar um museu novo, de raiz, obviamente temos a possibilidade também de refletir sobre aquilo que queremos transmitir com esta cultura”.

Celina Pinto acredita que o museu renovado terá um grande impacto, atraindo visitantes de todas as idades e localidades, incentivando-os a voltar às Terras de Miranda. “Queremos que seja um museu que cativa os visitantes e que os convida a regressar para verem outras exposições e outros trabalhos que façamos. O museu não é estático, interage com as suas comunidades e com a evolução da sua cultura”.

O Museu da Terra de Miranda está temporariamente a funcionar no antigo Paço Episcopal, onde está exposta parte da coleção e do acervo.

Celina Pinto, a diretora da infraestrutura sediada em Miranda do Douro, foi recentemente agraciada com o Prémio de Mérito Profissional na área da Museologia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente